Intercâmbio (CsF)

Intercâmbio

Instruções para os alunos que pretender participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

O aluno de curso de graduação da UFPR que se beneficiar de convênios, termos de cooperação, ou quaisquer outros mecanismos de intercâmbio celebrados com outras Universidades, nacionais ou estrangeiras, poderá ter validada, pelo colegiado de curso, as disciplinas cursadas na instituição convenente, desde que esteja estabelecida no Plano de Estudos previamente aprovado no momento da saída para o intercâmbio.

O Plano de Estudos deve seguir as recomendações da INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/14 – PROGRAD e a RESOLUÇÃO N° 92/13 – CEPE.

A coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental (CGEA) somente irá aprovar o intercâmbio do aluno após a aprovação do Plano de Estudos pelo colegiado do CGEA. O Plano de Estudos deverá conter todas as informações que estão no modelo abaixo.

Modelo de Plano de Estudos

Carga horária mínima

Para validação da Participação em Convênio de Intercâmbio o Plano de Estudos deverá prever um mínimo de 24 créditos por semestre e o estudante deverá obter aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas cursadas (2 créditos = disciplina de 30 horas, 3 créditos = disciplina de 45 horas, 4 créditos = disciplina de 60 horas).

Para obter informações sobre equivalência de disciplinas cursadas no intercâmbio, acesse: Equivalências Intercâmbio.

Os prazos para análise do Plano de Estudos e dos pedidos de Equivalência são estipulados pela Comissão de Análise das Equivalências de Disciplinas de Intercâmbio (CAEDI).

©2018 - Engenharia Ambiental UFPR
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR