Matrícula

Mensagem importante

Os alunos que possuem Processo de Cancelamento de Registro Acadêmico devem SOLICITAR NA CORREÇÃO as disciplinas que pretendem cursar em  2018/1.

Orientações aos alunos para a matrícula

Informações gerais

Início das aulas do 1º semestre: 19 de fevereiro de 2018;

Início das aulas do 2º semestre: 30 de julho de 2018;

Confira a matriz curricular do curso, assim como os pré-requisitos das disciplinas obrigatórias e as disciplinas optativas na página da Matriz Curricular. A grade horária e o ensalamento de cada semestre são publicados na página Grade Horária.

Solicitação de matrícula para o 1º semestre, no Portal do Aluno: de 18/12/17 a 21/01/18.

Solicitação de matrícula para o 2º semestre, no Portal do Aluno: de 25/06/18 a 09/07/18

Acesse: www.portaldoaluno.ufpr.br

Qualquer problema para acessar o Sistema no ato de sua matrícula, favor entrar em contato com o Centro de Computação Eletrônica, telefone 3361-3333.

Ajuste de matrícula ONLINE

A correção de matrícula deverá ocorrer antes do início das aulas para evitar as faltas nos primeiros dias de aula, conforme estabelecido pelo calendário 2018.

A correção de matrícula será realizada exclusivamente através de formulário ONLINE, de 02/02/2018 a 06/02/2018.

Acesse o formulário aqui: Formulário de Ajuste de Matrícula

A coordenação do curso comunica que o procedimento do Ajuste de Matrículas seguirá a seguinte programação:

Primeiro Semestre:

Do dia 03/02 (sábado) até 06/02 (terça-feira) o aluno poderá preencher o formulário ONLINE para ajuste de matrícula.

Previsão do resultado do processamento dos ajustes de matrículas: 15/02/2018.

O estudante poderá acessar o Portal do Aluno nos dias 15 e 16 de fevereiro para conferir o ajuste de matrículas.

As matrículas em Projetos Finais (TCCs) e estágio supervisionado serão realizados via formulários impressos (modelos abaixo). Os alunos deverão entregar os formulário na coordenação de 19 a 23 de fevereiro das 7h30 às 19h30.

Cada aluno tem o direito de realizar o ajuste de matrícula APENAS UMA VEZ para disciplinas ofertadas pela coordenação do curso.

A Coordenação está à disposição para ajustar eventuais necessidades. Mas lembre-se, a matrícula online é dever do acadêmico e a Coordenação somente resolverá casos em que o sistema tenha sido acessado de maneira correta.  Caso haja problemas no Sistema, o aluno deverá trazer o comprovante de solicitação de matrícula impresso (do portal do aluno) e o requerimento preenchido para ajuste da matrícula na Coordenação do Curso;

A Carga Horária Semanal poderá oscilar entre o mínimo de 14 (quatorze) horas e o máximo de 33 (trinta e três) horas. Casos especiais devem ser tratados na Coordenação do Curso, no período de ajuste de matrícula;

Somente serão aceitos requerimentos de ajuste de matrícula para os casos previstos na Resolução 37/97-CEPE (Artigos 46 e 48).

Matrícula em disciplinas do PPGEA

Para matrícula em disciplinas do PPGEA (alunos no último ano da graduação) o interessado deverá preencher também a ficha matrícula PPGEA e entregar na coordenação até a data limite proposta pelo PPGEA. Lembre-se de que são duas solicitações distintas: uma na graduação e outra na pós-graduação. Na graduação a disciplina será considerada optativa, na pós-graduação a disciplina será considerada isolada.

Matrícula em Projeto Final e Estágio Supervisionado

Para matrícula em Projeto Final I, Projeto Final II ou Estágio Supervisionado utilize:

Formulário (currículo 2007)

Formulário (currículo 2015)

Matrícula em disciplina Eletiva e Isolada

Para matrícula em disciplina eletiva (formulário).

Para matrícula em disciplina isolada (formulário).

©2018 - Engenharia Ambiental UFPR
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR