Tutoria


O que é tutoria

Entende-se a tutoria (orientação acadêmica) como fundamental para o processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua contribuição para a melhoria do fluxo acadêmico, permitindo o acompanhamento dos alunos desde o seu ingresso na instituição até a integralização do currículo de seu curso.
Os professores tutores auxiliam os alunos em diversas questões ao longo do curso, como por exemplo:

  • – Elaboração de um parecer sobre solicitações que podem ser necessários no decorrer dos estudos (por exemplo: quebra de um pré-requisito, limite de carga horária excedido, ou provas de aproveitamento de conhecimento). O tutor discute com o aluno o motivo da solicitação e os potenciais benefícios no plano de estudo para integralização do curso, analisando diferentes cenários de matriculas em disciplinas;
  • – Desenvolvimento de um plano de estudo e discussão sobre as matrículas que resultem em uma melhor recuperação no caso de alunos não periodizados;
  • – Escolha de disciplinas eletivas ou de optativas (que podem ser inclusive de cursos de pós-graduação);
  • – Escolha do melhor momento/tema/empresa para estágio (obrigatório ou não);
  • – Escolha do melhor momento/tema para iniciação cientifica (IC);
  • – Escolha do tema/orientador para trabalho de conclusão de curso (TCC);
  • – Oportunidades e funcionamento de intercambio;
  • – Dificuldades com disciplinas, provas, colegas, professores;
  • – Problemas gerais (financiamento, saúde);
  • – Reprovações recorrentes e até risco de cancelamento de matrícula (jubilamento).

O processo da tutoria ocorre geralmente por meio de conversas semestrais (presenciais, por email ou videoconferência) onde são discutidos os problemas e opções e onde os encaminhamentos são decididos em comum acordo . 


Lista de Tutores e Alunos e procedimentos gerais

As listas de tutores (lista tutores 2024-1) são encaminhadas por email a cada semestre e disponibilizadas aqui na página continuamente. Alunos podem optar por substituir o tutor da lista supracitada pelo Orientador de IC (Iniciação Científica) ou de TCC (trabalho de conclusão de curso). Também é possível solicitar ao colegiado do curso a substituição do tutor em caso de incompatibilidade, seguindo o procedimento indicado no regulamento de tutoria.

IMPORTANTE (alunos indicados em amarelo)
Alunos indicados em amarelo são fortemente orientados a contactar o tutor para discussão da situação (calouro: primeiro contato; outros: indicadores baixos ou outros  problemas). É recomendado que os alunos levem na reunião o histórico atual e uma breve descrição da situação, além de potenciais soluções propostas ao tutor. O registro de comparecimento ou ausência na reunião com o tutor, assim como o encaminhamento resultante, deve ser encaminhado por e-mail à coordenação para protocolo até o ultimo dia letivo de cada semestre. Informações pessoais e particulares não são repassadas no protocolo, atendendo à LGPD.


Regulamento de orientação acadêmica:

Regulamento Tutoria CCEA 2016

Regulamento Tutoria CCEA 2023


NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – NAPNE

O NAPNE oferece alternativas de inclusão às pessoas com deficiência físico-motora, cegos ou com visão subnormal, surdos ou com resíduos auditivos, dificuldades de aprendizado, condutas atípicas, síndromes e altas habilidades/superdotação e destinam-se a alunos, professores e servidores da UFPR. Seu público-alvo é formado pela comunidade universitária que possua Necessidades Educacionais Especiais (pessoas cegas, com resíduos visuais e ou auditivos, surdos, deficiência física, múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação).

Página: http://www.prograd.ufpr.br/cepigrad/napne/

E-mail para contato: napne@ufpr.br

Fones: (41) 3310-2659/(41) 3310-2698

Endereço: Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro – Curitiba, PR

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