Tutoria

Entende-se a orientação acadêmica como fundamental para o processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua contribuição para a melhoria do fluxo acadêmico, permitindo o acompanhamento dos alunos desde o seu ingresso na instituição até a integralização do currículo de seu curso. 

Todos os alunos estão convocados a conhecer e conversar com o seu Tutor. Para oficializar o programa de tutoria os alunos devem protocolar na secretaria do curso o documento Declaração – Ciência do Tutor, assinado pelo aluno e pelo professor tutor. A entrega desse documento é obrigatória para os calouros realizarem  a matrícula do 2o semestre, sendo a data limite para entrega do documento o último dia letivo do 1o semestre.

Acesse o regulamento de orientação acadêmica no CGEA:

Regulamento Tutoria CCEA 2016

O registro da orientação acadêmica com histórico de atividades deverá seguir os modelos dos documentos abaixo.

ANEXO I – Ficha de Acompanhamento do Atendimento Tutorial

  • O Anexo I apresenta a Ficha de Acompanhamento do Atendimento Tutorial.

ANEXO II – Ficha de Encaminhamento

  • O Anexo II apresenta a Ficha de Encaminhamento que deverá ser entregue ao estudante pelo tutor somente nos casos onde exista a necessidade de algum tipo de encaminhamento (p.ex.: apoio pedagógico, apoio psicológico, serviços de saúde)

ANEXO III – Ficha de Retorno do Encaminhamento

  • O Anexo III apresenta a Ficha de Retorno do Encaminhamento que o estudante deverá entregar na coordenação após o atendimento pelo profissional responsável.

ANEXO IV – Requerimento de Ajuste de Matrícula

  • Para realização de ajuste de matrículas, os estudantes que estiverem com o IDA < 0,67 deverão preencher o requerimento de ajuste de matrículas em concordância do respectivo tutor, quem também deverá assinar o requerimento (Anexo IV).
Lista de Tutores e Alunos

A lista de tutores por ano pode ser acessada abaixo:

Tutores 2009-2015

Tutores_2016

Tutores 2017

Tutores 2018

NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – NAPNE

O NAPNE oferece alternativas de inclusão às pessoas com deficiência físico-motora, cegos ou com visão subnormal, surdos ou com resíduos auditivos, dificuldades de aprendizado, condutas típicas, síndromes e altas habilidades/superdotação e destinam-se a alunos, professores e servidores da UFPR. Seu público-alvo é formado pela comunidade universitária que possua Necessidades Educacionais Especiais (pessoas cegas, com resíduos visuais e ou auditivos, surdos, deficiência física, múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação).

Página: http://www.prograd.ufpr.br/portal/cepigrad/napne/

E-mail para contato: napne@ufpr.br

Fones: (41) 3310-2659/(41) 3310-2698

Endereço: Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro – Curitiba, PR

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