Marcelo Risso Errera

Apresentação
No ENCIT 2006

No ENCIT 2006

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doctor of Philosophy pela Duke University (1999). Pós-doutorado realizado em 2012/2013 na Universidade de Duke. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná onde exerce a função de chefia do departamento de Engenharia Ambiental. Tem experiência em temas da Engenharia Ambiental e Mecânica, com ênfase em sustentabilidade energo-ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: controle ambiental, descontaminação de águas subterrâneas, teoria dos constructais, análise exergética, aproveitamento de energia, termoeconomia, secagem e eficiência energética. Desenvolve também trabalhos em modelagem de ecossistemas, avaliação de ciclo de vida, combustão integrada de biomassa e gás natural. Aborda questões inter-disciplinarmente. Membro de colegiado do CCEA, do PPGERHA e do PPGEA, Membro da Rede Nacional de Combustão e representante da UFPR no forum de mudanças climáticas do estado do Paraná e no município de Curitiba. Atualmente é coordenador do convênio CAPES-COFECUB com o INSA-Toulouse e atuante no Projeto MoU entre Curitiba e Holanda. Casado, três filhos.

Link para o  CV Lattes

Em desenvolvimento.

Oportunidades de orientação acadêmica

Meu blog sobre a evolução de design na natureza Scoop-it

Contato:

Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Paraná
Centro Politécnico, Jardim das Américas, CP 19011, Curitiba, PR 81531-990 Brazil
Tel. +55(41)3361-3012,3230,3030 
Twitter: merrera
E-mail : [2]

 Localização no Google Maps

Palavras-chave:

Mecânica dos fluidos ambiental, constructal, gases de efeito estufa, dióxido de carbono, metano,  saneamento ambiental, termoeconomia, análise exergética, entropia, termodinâmica, energia, eficiência energética, combustão de biomassa, secagem, emissões automotivas, poluição do ar, bioremediação, energia geotérmica, ecologia aplicada, gás natural.

keywords:

Environmental Fluid Mechanics,  constructal, greenhouse gases,   thermoeconomics, exergo analysis, entropy, thermodynamics, renewable energy, energy efficiency,  biomass combustion, grain drying,  vehicle emissions, air pollution, bioremediation, geothermal energy.

 

©2018 - Engenharia Ambiental UFPR
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR