Vestibulandos

Esta página é destinada aos vestibulandos, interessados em conhecer o curso e a profissão do engenheiro ambiental.

Flyer do curso.

Para informações a respeito do vestibular na UFPR entre na página do núcleo de concursos.

Encorajamos você a procurar mais informações na página da graduação.

Sua 1a pergunta provavelmente é: O que é Engenharia Ambiental?

Em primeiro lugar esqueça um pouco a palavra ambiental, que muitas vezes te faz pensar quem questões essencialmente biológicas como a flora e fauna. Não é só isso! Repare que o nome começa com ENGENHARIA. Portanto, antes de mais nada é um curso voltado à quantificação de processos. Quais processos? Agora, sim, coloque a palavra ‘ambiental’. Desta forma, o Engenheiro Ambiental é o profissional voltado à quantificação de processos ambientais. E o que é o meio ambiente? Bom, pode ser tudo! O meio físico, o meio biótico e o meio antrópico. Estamos falando de processos físicos, químicos e biológicos, nos meios água, ar e solo.

Podemos dizer que o Engenheiro Ambiental aprende e domina um conjunto de técnicas, métodos e processos de análise dos impactos antropogênicos sobre o meio-ambiente físico e ecossistemas, bem como de seu funcionamento natural, e o desenvolvimento de tecnologias objetivando o desenvolvimento sustentável. Essas palavras não são apenas bonitas, mas sintetizam nossas habilidades.

Você também deve ter ouvido falar em Gestão Ambiental, em Direito Ambiental, em Análise de Impactos Ambientais. Claro, são termos do nosso cotidiano. Do cotidiano do Engenheiro Ambiental. Quando queremos avaliar os impactos ambientais de um empreendimento precisamos primeiramente compreender os processos ambientais que iremos estudar. Existe toda uma base legal que devemos conhecer. Por fim também propomos planos e estratégias de gestão. Tudo isso se entrelaça em uma rede de conexões. São todas atividades do Engenheiro Ambiental e do profissional especializado nestas áreas.

E a Engenharia Ambiental da UFPR?

Mas você veio querer conhecer o curso de Engenharia Ambiental da UFPR. Bom, primeiramente, nem todos os cursos são iguais no Brasil e no Mundo. Cada um deles estabeleceu uma vocação ou perfil principal do seu estudante. Nosso curso forma um profissional com uma sólida base física, matemática, química e biológica direcionada à quantificação. O que queremos dizer para você então é que a matemática irá acompanhar você do primeiro ao último dia do curso, e depois também na sua vida profissional.

Vamos falar em linhas gerais também. O curso visa a formação de um profissional com uma sólida base conceitual que lhe permita manter-se atualizado e preparado com e para as frequentes evoluções tecnológicas e científicas. Repare quantas vezes a conjunção “e” aparece na sentença anterior, isso é um bom sinal. O curso fundamenta-se sobre um conjunto de conhecimentos de ciências exatas, biológicas, da terra e de engenharia. O Engenheiro Ambiental assim formado terá competência para atuar profissionalmente em projetos de engenharia ambiental, ou em atividades de pesquisa. Suas competências específicas incluem a análise quantitativa aprofundada de problemas ambientais; a simulação de escoamentos e processos físico-químico-biológicos dentro da indústria ou na natureza; o projeto de sistemas de tratamento de resíduos e de controle de emissões; o projeto de ações de recuperação de áreas degradadas; e a formulação de projetos de gestão ambiental.

Veja como é um curso legal, apaixonante e com um potencial mercado de trabalho.

Este vídeo pode ajudar você bastante.

Feira de Profissões da UFPR

Sua decisão de se candidatar ao curso de Engenharia Ambiental não vai e não pode ser fundamentado apenas nessas poucas palavras que você leu acima. Você precisa conversar com um aluno que está no meio do curso, com os egressos e com seus futuros professores. A melhor oportunidade de conhecê-los, todos juntos, é na Feira de Profissões da Universidade Federal do Paraná. Esta feira é realizada todos os anos e foi fundamental na decisão de muitos jovens. Fique atento aos avisos na página da UFPR para não perder esta oportunidade.

Procure mais informações na

– Na pagina do Centro Academico da Engenharia Ambiental (CAEA)

– Na pagina da CICLUS Consultoria

РAssocia̤̣o Paranaense dos Engenheiros Ambientais РAPEAM